Quer implementar um pensamento ágil dentro de um time de tecnologia?

Antes de tentar implementar algum framework (scrum, extreme programming, etc.), leia o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software. Não somente a página inicial com os 4 valores, mas também as páginas "Sobre o Manifesto" e "Doze Princípios do Software Ágil".

Na página "Sobre o Manifesto" tem uma explicação sobre quais eram os desafios encontrados no desenvolvimento de software que levaram a criação dos frameworks. Além disso, fala sobre o surgimento do próprio manifesto, o qual nasceu da união de ideias entre várias pessoas que estavam explorando processos enxutos para maximizar a entrega de valor com software. Essas pessoas não concordaram em todas as práticas, mas concordaram nos 4 valores que aparecem na primeira página, além dos 12 princípios.

Na página "Doze Princípios do Software Ágil" os autores estendem os valores e explicam de forma tangível quais comportamentos um time ágil deve buscar. Eles não estão relacionados a cerimônias ou ferramentas, mas sim a comportamentos esperados pelos integrantes do time e da organização.

Só depois de ter entendido o porque os frameworks surgiram e as bases por trás deles, escolha um para implementar com seu time. Sempre que sentir que algo não está funcionando bem, volte aos 12 princípios do manifesto ágil para entender o que poderia ser melhorado para garantir a entrega de valor contínua.

Entender as bases diminui o risco de você gerar problemas antigos com ferramentas novas.

E lembre-se "Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas". Não tente encaixar seu time dentro de uma ferramenta, adapte as ferramentas de acordo com a necessidade do seu time.

_______

Desenvolvimento ágil de software é um tópico que venho estudando bastante ao longo dos últimos anos. Se você quer entender um pouco mais sobre os fundamentos, aqui estão alguns materiais que foram úteis dentro da minha jornada de estudo até aqui. São materiais que remetem mais aos primórdios do pensamento ágil e do início dos frameworks, o que ajuda a ter uma perspectiva do porque realmente eles foram criados e quais problemas eles queriam resolver:

Antes de aprender frameworks, entenda os princípios