No desenvolvimento de software e criação de produtos digitais não existe bala de prata.
Não existem respostas universais que sirvam a todos os casos. Não existem fórmulas mágicas que vão resolver todos os seus problemas de forma rápida. E tão pouco existem formas de mitigar todo o risco e a incerteza contida em novas iniciativas.
E quando falo isso, é porque acredito que é algo que se aplica a uma vasta gama de dúvidas que surgem em iniciativas relacionadas à tecnologia, entre elas:
- Como entender o que devo construir?
- Em qual ordem devo construir?
- Qual linguagem/framework devo usar?
- Quais especialidades devo ter dentro do meu time?
- Como devem ficar organizados os times?
- Quais serão as responsabilidades de cada pessoa?
- Quais as metodologias e ferramentas eu deveria utilizar?
Não acredito que exista uma resposta "certa" para cada uma dessas perguntas.
A resposta sempre vai depender de muitos fatores. Depende do contexto e do momento do time/empresa. Depende também dos recursos que se tem à disposição e do conhecimento das pessoas envolvidas, além de diversos outros pontos que se revelam restrições em cada caso e que só iremos descobrir durante a resolução dos mesmos. Por isso, se alguém tentar te dar uma solução para seus problemas sem se aprofundar no seu contexto, desconfie.
E então, se não temos bala de prata que mágicamente irá resolver todos nossos problemas, como lidar com os desafios do nosso dia a dia?
O que busco fazer é: ter um profundo conhecimento do contexto em que estou inserido, buscar conhecimento sobre várias formas de lidar com a situação e adotar uma mentalidade de experimentação. O mais importante é entender que não temos como ter todas as respostas a priori e que precisamos testar hipóteses para ver como elas se saem na prática.
E é para compartilhar a minha jornada de experimentações e aprendizados que eu criei esse espaço.
Meu intuito é documentar por aqui as descobertas que venho fazendo no meu dia a dia como consultor de tech na nav9, compartilhando tanto o que deu certo como o que deu errado. Com isso, além de ajudar outras pessoas com meus aprendizados, consigo também receber os feedbacks de vocês para ter certeza que não estou caindo na armadilha de criar minhas próprias balas de prata.
Idealmente quero postar uma vez por semana por aqui — afinal é bala de prata no contexto de criação de conteúdo digital estabelecer uma frequência de publicações 😂— mas ainda quero ver como isso vai se adaptar a minha rotina.
Se tiver algum tópico que gostaria de ouvir minha opinião, deixa aqui nos comentários. Do contrário, vou compartilhando por aqui os principais problemas que for resolvendo no meu dia a dia.