Escopo, Recurso e Tempo.
Essas são as três variáveis que compõem o triângulo de ferro da gestão de projetos. O objetivo desse modelo é exemplificar que para cada projeto definido, precisamos entender como alinhar essas três variáveis para maximizar as chances de sucesso da iniciativa. Pensando em projetos de desenvolvimento de software, normalmente o escopo são as funcionalidades que iremos desenvolver e os recursos são as pessoas envolvidas no projeto. A forma de medir o tempo pode variar, mas idealmente levará em conta quantos dias úteis se tem à disposição com o time trabalhando de uma forma sustentável.
Normalmente teremos restrições para alguma das variáveis e teremos que dimensionar as outras com base nisso.
Por exemplo:
- Se você tá tem um escopo definido que precisa ser entregue, é necessário entender quantas pessoas vão ser necessárias e quanto tempo isso irá demorar;
- Se você já tem um prazo limite para uma entrega, é necessário entender com base nas pessoas que você tem a disposição qual é o escopo que é possível entregar;
- Se você já tem um time definido e precisa entender o que ele irá entregar dentro de um período (trimestre por exemplo) é necessário entender qual escopo é factível;
Parece óbvio, certo?
Porém recorrentemente vejo empresas entrando em projetos de software fadados ao fracasso por ignorarem a correlação entre as três variáveis. Iniciativas que tem escopo definido para ser entregue, dentro de um prazo pré-fixado e onde claramente não se tem o time necessário para que se atinja o resultado. Pior ainda são os casos onde o escopo não é facilmente definido e que mesmo quando se descobrem adições necessárias ao mesmo, se tenta manter o prazo de entrega original com as mesmas pessoas a disposição.
O resultado: software de baixa qualidade com diversos bugs, stakeholders desapontados porque o que foi combinado não foi entregue e time frustrado porque mesmo indo até o seu limite, não conseguiu entregar o plano impossível.
Não existe mágica no desenvolvimento de software.
Se o resultado parece impossível de ser atingido, não existe mágica que se faça no meio do caminho que reverta a situação. Não adianta ignorar essas inconsistências e esperar que as coisas magicamente se resolvam durante o caminho.
Assim que perceber uma inconsistência entre as três variáveis, corra para alinhar todos os envolvidos e replanejar a iniciativa, afinal quanto mais tempo demora a tomar uma ação nesse cenário, pior o problema fica para ser resolvido.
E se tiver vivenciando algo parecido em sua empresa e não souber por onde começar pra resolver, me chama e bora trocar uma ideia!