Sendo sócio de uma empresa de serviços, sempre reflito sobre a importância da gestão de pessoas para o crescimento do negócio. E dentro dos processos ligados a gestão de pessoas dou uma importância especial para o treinamento, afinal o crescimento do negócio passa pelo crescimento das pessoas da empresa.

Porém quando penso em treinamento, muitas vezes me vem a ideia de realizar uma palestra ou curso para o time, com uma pauta bem estruturada e uma boa fundamentação teórica. E após esse pensamento, muitas vezes me surge o questionamento se eu realmente sou a pessoa mais capacitada para dar esse treinamento ou até mesmo acabo me desestimulando ao pensar na quantidade de trabalho que isso vai dar. Esses e outros pensamentos me impediram por muito tempo de manter uma constância no treinamento do time.

Como acredito que o jeito mais fácil de manter um comportamento ao longo do tempo é simplifica-lo, comecei a buscar uma forma simples e rápida de começar a treinar o time e no fim do dia a forma mais simples que achei foi: escolher uma pessoa e acompanhar ela no dia a dia de trabalho dela. Isso pode significar ver ela conduzir uma reunião, executar algum processo ou até mesmo assistir ela durante a execução do seu trabalho enquanto explica em voz alta suas decisões passo a passo.

A partir disso, vou levantando dúvidas sobre a execução dela e fazendo anotações de feedbacks de pontos a manter e pontos a melhorar. No fim dessa sessão de trabalho, converso com a pessoa para sanar minhas dúvidas e a partir disso passo os feedbacks dos pontos que achei positivos para que ela siga fazendo eles e dos pontos que enxergo alguma possível melhoria, para que ela possa buscar evoluir neles.

Assim, de forma simples e com base no acompanhamento do trabalho onde ele realmente acontece ("go to gemba”) fica fácil escolher alguma situação e usar como um caso prático de análise e aprendizado para o treinamento. Isso facilita o entendimento da pessoa que está sendo treinada, pois o feedback será baseado em ações que ela acaba de realizar e consegue visualizar com facilidade os erros e acertos.

Dessa forma tenho conseguido manter os treinamentos para o time de forma constante, estando sempre próximo aos meus liderados e outras pessoas chaves da empresa e incentivando elas a estarem sempre buscando evolução. E com a constante evolução delas, fica mais fácil manter o negócio em constante evolução.

Sobre treinamento